Senhores bom dia, porque independente de não saber quando irão receber esta “carta”, escrevo na manhã de 26/Nov/2010. Dia em que ao ler os jornais, o que vemos é o problema sofrido pelo Rio de Janeiro com o tráfico.
No Rio de Janeiro não se discute a violência, educação, saúde e outros. Nas entre linhas o problema dos cariocas é o tráfico de drogas, e pior, é que o financiamento vem desde os pobres até dos ricos bem educados em bons colégios. Da própria sociedade vem a ajuda financeira do tráfico carioca que se expande para o Brasil... 1 – não são todos os que consome as dorgas, mas é uma boa parte, e não se chega a metade dos cariocas e 2 – não interessa discutir a rota das drogas, importa saber é que o foco e as atenções se voltam para os morros do Rio de Janeiro.
Confesso um pouco de receio, porque há tanta gente envolvida, mas creio em Deus e sei que minha busca é pela melhora, a priori, da nossa capital Salvador e que se irradie para o Estado, Região Nordeste e nosso querido Brasil.
Por que não nos unir para desenvolver, a priori, nossa capital, torná-la viável e desenvolvida?
Por que não merecemos ter desenvolvimento social, cultural e econômico... Penso que se hoje temos pessoas com boas condições financeiras, estes poderiam está em condições melhores ainda. Por exemplo, os ricos daqui, são os classes média estadunidenses(erradamente chamados de norte americanos). E para que ter dinheiro se não podemos desfrutar, ir no shopping, restaurantes, presentear a esposa, os filhos, ou simplesmente ter PAZ? Para que estudar, trabalhar... se no fim de semana não podemos, ou quando vamos, não temos PAZ de espírito para desfrutar de lugares e pessoas?
Não podemos desprezar a constituição, as leis, o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. e os senhores sabem por que, pois sem isto seu carro, sua casa, seu diploma, seus bens, vocês próprios não serão mais dos senhores. Sintam-se nu, sem tudo que construímos com suor, trabalho... o importante é que seja de forma lícita. Saiba que não teremos mais nada!
Infelizmente não posso mudar a todos, lembro das Palavras Nosso Senhor Jesus Cristo que disse que a Casa do Nosso Pai tem muitas moradias. Imaginem aqui? Tantas cabeças pensando diferente ou pior, vendo uma forma de se favorecer neste caos. Para estes digo que há o retorno, mas não terá onde desfrutar – pelo menos aqui no país não – e se for para a Europa por exemplo, passa vergonha, porque não tem discernimento para desfrutar, pois quem se faz desta forma, não tem inteligência.
O Cartel de Medelim e Bogotá foram superados, vemos os países da América do Sul como se esses fossem fracos, quebrados e só no Brasil há o desenvolvimento, não se enganem. Voltando a Colômbia, bastou seu presidente instalar bibliotecas públicas nas favelas, e o tráfico foi superado.
Entenda que se temos uma boa EDUCAÇÃO problemas de saúde diminui porque o povo informado se alimenta bem, porque tem bom emprego, o cidadão educado não bebe bebidas alcoólicas e depois dirige, as ruas são limpas, não tem “gato” de luz ou de água, porque as pessoas trabalham, assim, não vão paras as ruas roubar, traficar, matar. A EDUCAÇÃO é o ponto de partida para tudo que é bom para a sociedade. Casas bem planejadas invés de favelas que desabam quando chove. As pessoas de baixa renda com menos filhos, isso é importante, pessoas pobres engravidam e fornecem para o Estados crianças e mais crianças para serem cuidadas. Notem que pessoas que tem o mínimo de intelecto tem no máximo 2 filhos, a maioria claro.
Leis para combater crimes, já temos demais, se por pena de morte, diminuir a maior idade penal, e outros, não vai mudar em nada.
Reflitam se um dos senhores se encontrarem num local dentro de um ótimo carro, com sua família e neste local, ao redor, não tem pessoas educadas, limpas, se quer o mínimo para recepcioná-los ou pior, recepcionar a bala. Então para que esse carro e essas boas condições? Para se sujarem nos bancos de madeira na casa na periferia do “tio pobre”!
Por isso pergunto, para que ter dinheiro se não pode gastá-lo? Vai na praia, tem arrastão. Nas ruas andando ou no carro, risco de assalto. Restaurantes e bares, são somos vítimas em potencial de violência, seqüestro e outros.
Por que após uma semana de trabalho pela manhã, estágio a tarde e faculdade pela noite, não posso ter a paz de espírito para sair com minha família e amigos para desfrutar do dinheiro que ganhei?
Eu proponho isso para todos, não estou sendo egoísta e nem se que sonhador, besta ou otário.
Otário é quem pensa ao contrário, que acha que não tem jeito. Para você babaca digo que no seu mundinho seus olhos se voltam somente para o que não presta, perceba se você quiser mudar, basta mudar seu pensamento e o senhor vai passar a ler e estudar como mudar, logo estará o senhor pensando como eu e logo a vida vai lhe dar conhecimento e pessoas a sua volta com o mesmo propósito e no seu mundo a “vida” está melhorando.
Por que não podemos ir para o carnaval atrás do trio elétrico como antigamente, curtir as musicas, beijar e outros? Se for-mos temos que segurar a carteira, correr das brigas, tomar cacetada da polícia por está na hora errada e no local errado ou mesmo porque aprontou. Beba sua “cerveja” e curta numa boa! EDUCAÇÃO, conhecimento faz isso com as pessoas, faz com que beba e se divirta e não arrume problemas, e se algum problema surgir o educado soluciona e apazigua os desvirtuados.
Hoje não podemos nos aproximar dos infratores de transito para dizer que sua atitude irresponsável pôs em risco a sua família, porque este irresponsável pode lhe agredir, e pior, os comentários são: “para que vc foi lá falar... deixa queto, agora toma ai!”. Meu Deus, os errados estão sendo acolhidos por terceiros e não se pode reclamar seus direitos ou tentar fazer com que o infrator não repita o erro. Estamos não! Porque não sou adepto a isso, mas a sociedade está se reprimindo às boas condutas e abaixando a cabeça, respeitando os errados.
EDUCAÇÃO também rege e evita problemas como esse, som alto nas ruas, pessoas mijando nos postes, os cachorros estão revoltados, falta de respeito ao vizinho, ao idoso.
Pasmem senhores, temos leis para que idosos possam sentar em cadeiras ou serem logos atendidos, lei babaca para não ter-mos medidas enérgicas para dizer ao filho que não vai e pronto, temos leis que tratam do dever de usar cinto de segurança nos carros e assessórios para proteger nossos filhos, leis para não beber e dirigir. Essas leis são para as pessoas cuidarem de si próprio e daqueles que estão a sua volta.
EDUCAÇÃO cuida, evita isso!
Vamos fazer um choque de ordem na EDUCAÇÃO, a “meninada” querem viver bem, poder sorrir. Querem aprender e poder ajudar, desenvolver sua família e logo a sociedade. Elas não querem ir ao velório do amiguinho ou levantar cartaz pedindo JUSTIÇA, criança tem que pedir e para ver desenho animado, ler livro, contar história, brincar de bicicleta, sair com o pai e a mãe, ver vovô e vovó, o primo e a prima...
O que temos para as crianças que estão vendo tantos homens em sua rua de preto ou verde e armados? E da parte dela para nós?
Ainda não sei a resposta ou neste texto tem a resposta.
Um paralelo, empresas e nossa capital. A empresa em crescimento busca especializar seus funcionários, por fim estes retornam a empresa com conhecimento, desenvolve e amplias as possibilidades da empresa. Se nossa capital, ou melhor nosso Estado o mesmo fazer, investir na EDUCAÇÃO, nossos filhos desenvolverá e crescerá nosso Estado e teremos a PAZ para ir e vir.
Estou escrevendo muito mais pela emoção do que pela razão.
No mais peço que reflitam sobre o desenvolvimento social pela EDUCAÇÃO.
Excelente texto Fabiano. Traduz o sentimento de repúdio e indignação que todos os cidadãos de bem possuem neste momento!
ResponderExcluirAbraços,
Caro Fabiano:
ResponderExcluirO nosso Pelé( refiro-me a Edson Arantes Nascimento) há mais de três décadas foi muito ovacionado ao comemorar o seu milésimo GOOL e naquela oportunidade, clamou em alto e bom som, que se cuidasse das crianças...Entendo que,esse apelo de uma forma abrangente(envolvia não simples marketing,como alguns assim entenderam,mas, naquele momento oportuno aproveitou e de forma brilhante "CLAMOU" não só aos nossos gorvenantes - em todos os níveis obviámente, mas, à toda sociedade... ) imagine se houvesse vontade política e tivessemos investido nesta possibilidade, certamente, hoje não estaríamos nos percebendo neste cenário. A vc meu caro Dr.Fábio - que aquela oportunidade sequer estava entre nós e certamente nenhuma culpa compartilha desta desastrosa situação, entretanto, eu e toda sociedade brasileira, pedimos-lhe desculpa,por não termos feito de maneira adequada a nossa parte... ou seja, escolhendo melhor os nossos representantes, participado ainda que de maneira isolada - como neste momento vc o faz - porém, saibas de muito valor,pois, estar confirmando o seu propósito de um "verdadeiro cidadão" não soteropolitano, mas universal - já que neste instante, acaba-se de incorporar o seu melhor sentimento, ainda que externando uma situação que não só afeta vc, mas a todos nós(sociedade) e que entretanto, por imaginarmos que " quem não tem jeito - arremediado estar..." lêdo engano, amigo... tem jeito sim, é preciso entretanto que e ai concordo plenamente com vc, muda-se não só o pensamento, como a atitude e em muito breve estaremos todos sendo beneficiados. Finalizo, parabenizando-lhe, o que é pouco, rogo ao Senhor Jesus de Nazaré que ilumine a sua mente, fortaleça-o e nunca desista dos seus sonhos!!!
Um cordial e fraterno abraço de,
José Carlos P.de Morais